quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SABÃO ECOLÓGICO




   1. Aprenda a fazer sabão ecológico!

  • 2. Objetivo: Objetivo: Expor, de maneira objetiva, como produzir o sabão ecológico, a partir de óleo usado em casa. Mostrar alternativas para reutilizar o óleo usado, que iria contaminar o meio ambiente.

  • 3. Justificativa: A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha, que muitas vezes vai para o ralo pia, acaba chegando ao oceano pelas redes de esgoto. À altas pressões, como as encontradas no fundo dos oceanos, o metano forma um clatrato sólido com a água. A liberação deste metano do sedimento é sugerido como possível causa de aquecimento global.

  • 4. Receita básica de sabão a partir do óleo de cozinha Material 5 litros de óleo de cozinha usado 2 litros de água 200 mililitros de amaciante 1 quilo de soda cáustica em escama Preparo Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente Coloque, com cuidado, a água fervendo Mexa até diluir todas as escamas da soda Adicione o óleo e mexa Adicione o amaciante e mexa novamente Jogue a mistura numa fôrma e espere secar Corte o sabão em barras ATENÇÃO : A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura. Fonte: Agência Brasil

  • 5. Receita 2 Material necessário: 1 litro de óleo de soja usado 175 ml de água 175 g de soda cáustica em escamas 250 g de ervas, essências ou chá (camomila, citronela, hortelã, flores, própolis, etc), ou 40 ml de amaciante 1 coador ou peneira fina Fôrmas (de silicone, de metal ou caixa tetrapak) 1 balde ou recipiente plástico 1 colher de pau

  • 6. Passo 1 Se for usar ervas, faça um chá com a água e coe-o separadamente. ou Se preferir, misture, à água, o amaciante ou a essência escolhida.

  • 7. Passo 2 Coloque a água misturada com a essência, ou o amaciante, ou o chá de ervas reservado, no fundo de um balde Acrescente, aos poucos, a soda em escamas, mexendo com uma colher de pau até diluí-la completamente. Obs: Tome cuidado com o vapor da soda.

  • 8. Passo 3 Filtre o óleo em um coador comum ou em uma peneira, para retirar os resíduos de fritura. Aqueça o óleo ligeiramente (em torno de 60º) e misture-o à soda dissolvida no chá ou na mistura de água e essência ou amaciante. Obs: O segredo é mexer bem, de 30 a 40 minutos, até ficar cremoso.

  • 9. Passo 4 Deposite a mistura em uma fôrma de silicone, caixinhas de leite cortadas ao meio ou potes de margarina.

  • 10. Passo 5 Deixe reagir em um local isolado, por cerca de uma semana a 20 dias.* Ao fim do período, desenforme-o e, se preferir, o sabão pode ser cortado em pedras. Está pronto o seu sabão para uso na cozinha, no tanque e para limpeza geral da casa, exceto para o banho. * No freezer, o sabão fica pronto em 20 minutos.

  • 11. Lembre-se: Proteja o ambiente A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. Se não for reciclar o óleo usado, entregue-o a um catador de material reciclável ou diretamente a associações que façam a reciclagem do produto, como padarias e igrejas. Não jogue no ralo um problema que é de todos. Recicle ou doe seu óleo de cozinha usado.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário